05 abril 2010

duas notas breves


escrevo estas pequenas notas completamente embalado por outras, que acabam de ser publicadas no site ARTECAPITAL. a entrevista a josé maia conduzida por paulo mendes é motivadora por uma série de razões, fácilmente verificáveis a quem honestamente se dedicar à sua leitura e análise. parece-me sobretudo que, tal como uma outra entrevista, aquela que acompanha a exposição de fernando brito no espaço chiado 8, este texto deveria ser de leitura compulsiva para quem se define enquanto agente cultural inserido na realidade portuguesa - sobre a qual se é também responsável (pese embora o papel mais gordo que alguns actores, com o estado e alguns bem iluminados à cabeça, incorporam).

quero ainda sublinhar os últimos textos críticos de rui ribeiro, publicados também no ARTECAPITAL e também eles feitos de outra matéria que não os sofríveis pastéis estrelados com que somos semanalmente brindados no nosso muito contemplativo e modernäçø panorama de crónicas a propósito de arte contemporânea. o que me chamou mais a atenção, para lá do conteúdo específico que os ditos textos tratam, é a forma como um círculo maior e muito importante de questões ligadas à arte aparece implicado pelo rui a propósito do trabalho artístico que aborda. a diferença nesta relação parece-me sobretudo assentar no cuidado colocado na construção de um discurso que é assumidamente crítico, pensado, preparado, potenciador. há mesmo muito para ler nestes textos, bem para lá dos tiques que demasiadas vezes fazem escola (e estrago) pelas nossas bandas lusas (tais como avalanches de citações, tiques para-narrativos, poesia de pacotilha ou, muito simplesmente, ignorância ou falta de tomates. entre outros).

1 comentário:

Teja disse...

Betwin188.com Agen Bola Terbaik Dukung Anti Rasisme EURO 2012 and more information visit here http://ironehtc.blogspot.com/2012/05/betwin188com-agen-bola-terbaik-dukung.html