25 novembro 2008

agenda itinerante

.
A Carbonária
Uma récita-atentado
de Ana Deus, António Preto e João Sousa Cardoso
.












.
A Carbonária é um trabalho concebido e interpretado por Ana Deus, António Preto e João Sousa Cardoso, motivado pelo episódio histórico do assassinato do Rei em Portugal e do papel activo das organizações de inspiração republicana, entre as quais a Carbonária Portuguesa, no acontecimento.
Esta “récita-atentado” é uma proposta performativa que cruza a evocação da instauração da República no nosso país com uma reflexão sobre o Portugal contemporâneo. Os três autores (e performers) escolheram trabalhar a obra “Porque Morreu Eanes” do escritor Álvaro Lapa (1978), um texto construído a partir da técnica do “cut up”, popularizada por Brion Gysin e William S. Burroughs.
O espectáculo, produzido em dois períodos de residência artística (nos Laboratoires d’Aubervilliers, em Paris, e no Estúdio Zero, no Porto), investiga a exploração das formas visíveis na obscuridade (necessária à conspiração política) e a experimentação sonora da palavra, através da voz e do recurso a meios rudimentares operados em cena.
A Carbonária propõe, no cruzamento de diversas formas disciplinares (teatro, canto, artes visuais e literatura), a revisitação do texto de Álvaro Lapa, numa adaptação assumidamente livre. E com isso, pensar o país. Hoje.
.

.
A Carbonária – Uma récita-atentado
A partir de
Porque Morreu Eanes de Álvaro Lapa
.
Concepção, encenação e interpretação
Ana Deus, António Preto,
João Sousa Cardoso
.
.
Estreia e Itinerância

29 Novembro - Teatro Municipal de Bragança (Bragança)

4, 5 e 6 Dezembro - Casa Conveniente (Lisboa)

11 Dezembro - Teatro Sá da Bandeira (Santarém)

12 e 13 Dezembro - Estúdio Zero (Porto)

9 e 10 Janeiro – Oficina Municipal de Teatro (Coimbra)

.

Sem comentários: