07 novembro 2009

Senhor Fantasma, Vamos falar dia 13

.
.
.
Marcelo Cidade e Renato Ferrão
apresentam
.
.
Senhor Fantasma, Vamos falar
.
.
inaugura dia 13
na
Antiga RDP
Rua Cândido dos Reis, 74
Porto
até 24 de Janeiro

.
.
Emissores Reunidos é um programa de exposições que reabre um edifício do Porto onde até há pouco tempo funcionou uma estação de rádio. O segundo episódio – Senhor Fantasma, Vamos Falar – reúne obras de Marcelo Cidade (São Paulo, 1979) e Renato Ferrão (Vila Nova de Famalicão, 1975) especificamente concebidas para este espaço.
O artista brasileiro sublinha o carácter mutante do local, as diferentes camadas de história que testemunha, recorrendo a formas associáveis às radicalidades do modernismo e que hoje funcionam como meros logotipos, que combina com referências a sub-culturas juvenis associadas ao punk, ao graffiti e aos skates.
Renato Ferrão exibe uma série de esculturas que aludem ao passado do edifício enquanto rádio, mas também enquanto sucessão de armazéns e de gabinetes. As figuras do funcionário de escritório e do copista, exemplarmente descritas pela literatura do século XIX, são invocadas pelos trabalhos que empregam, por exemplo, secretárias antigas e o obsoleto papel-carvão.
Comissariado/Curator: Ricardo Nicolau
.
mais info: aqui
.

Sem comentários: