29 agosto 2006

Posted by Susana Chiocca

Texto de Susana Chiocca
sobre

So where were the spiders?
de
Maria de Albuquerque

no
Projecto Apêndice



E onde está Ariana?

Ariana desapareceu. Talvez agora não necessite de alumiar ninguém, mas o labirinto foi ela que o construiu...

Os traços deixados marcam vazios, repletos de manchas, algo impuro a três dimensões…abandono, descuido ou simplesmente esquecimento. Ali outrora existiram outras vidas, agora as vidas são outras e constróem no que poderia parecer desconstrução o seu próprio mundo à parte ou a caminho de… um habitat que cresce sem estarmos presentes, nem atentos, sobretudo não atentos; ligeiramente, quase como que um filme em slow motion, com um plano fixo e um mesmo detalhe, de tal maneira que só muito dificilmente se percebe que a imagem muda, que a imagem cresce em tempo e espaço*. Abre-se e transmuta-se, desenvolve-se num ressaltar de desertos mais preenchidos.
Mais do que um desenho, onde cada linha agarra outras tantas linhas indizíveis em pontos que se desvanecem.

Onde está o aqui e o agora então? Na recusa de um adorno banal? Na recusa de uma ostentação? No acordo com a condição do próprio espaço onde se inscreve? e com a cidade onde co-habita? Na extensão de uma mordidela real? Num olhar sem possibilidade de toque? Será esta, essa uma imagem-aderente de que nos fala Didi-Huberman, em que os seus phasmes sem pés nem cabeça, hapticamente se incrustam no olhar, ou melhor na pele. Como algo que nos invade e se sente no imo, como algo que sobressai e se perde.

São marcas que não se aclaram, são mãos que não caiem

* lembra o trabalho de vídeo The Long Dissolve de Burt Burr.

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostei das palavras da "Sissi",mas a entrevista n era maior?

Carlota Joaquina

isabel ribeiro disse...

Ó Dona Joaquina, deixou-me desconcertada!
estas palavras são da outra "babe", a Chiocca.
e era mesmo só isto.
acha pouco?

Anónimo disse...

Não percebi a "babe"?
Eu é q estava entusiasmada com a entrevista e queria mais!...Nunca tinha visto o discurso da artista escrito e estava a gostar.
Como também falei com a artista um dia a seguir e tinha ficado com a impressão que ela tinha dito muito mais coisas...ou será que ela falou-me de coisas que não disse na entrevista?É o mais certo.Mas estão todos de parabéns!

Anónimo disse...

tchiii!....Já identifiquei a "gafe",n é uma entrevista mas sim um texto da Susana Chiocca a partir de uma conversa com a autora!Foi-me passada a ideia q se iria publicar uma entrevista feita pela Susana à Albuquerque...e por coincidência o texto da Chiocca começa por uma interrogação...no 1º e 2º parágrafo!...Agora como é q descalço esta "BOTA"?Tenho de substituir as palavras da artista pelas palavras da Susana Chiocca(outra artista)....e o elogio vai para todos...para as palavras,para a exposição e para as aranhas.
Carlota Joaquina