22 março 2007

Ser Moderno

Ser Moderno de Ângelo Ferreira de Sousa
no Mad Woman in the Attic
pode ser visto por marcação (917910031 ou mw_intheattic@yahoo.com) até 31 de Março.

.





SER MODERNO / alegoria

"No passado futurista, Filippo Tommaso Marinetti, legislador, afirmou: “Um automóvel que ruge, que parece correr debaixo de fogo, é mais belo do que a Vitória de Samotrácia”. (1909) O desdenhoso italiano acabaria os seus dias ao lado do acabado Mussolini, a desdenhada escultura helénica é actualmente uma das estrelas-pop do Museu do Louvre, monumento estrela de Paris, cidade estrela turística do mundo ocidental.

A cadeira Barcelona de Mies van der Rohe, aqui numa imitação portuguesa, contrafeita como tudo, foi desenhada para o pavilhão da Alemanha da Exposição Universal de 1929. Felizmente, o futuro de Mies não coincidia com o futuro de Marinetti, e esta diferença não é negligenciável. Ainda assim, olhando, agora, para esses pretéritos mais-que-perfeitos, modernos, encontramo-los mais imóveis e mais mutilados que a desdenhada “Vitória”.Aqui agora, a cadeira Barcelona transformou-se numa imitação de cadeira de rodas, tuning de inutilidade. A estrela amputada e decapitada do Louvre, modelo de beleza clássica, é fotografada à velocidade da luz por turistas de todos os cantos do mundo. Eu estive aqui.
Que espectáculo é este? Um mundo a preto-e-branco como um filme antigo. A cadeira de rodas observa um potencial ecrã, em projecção. Walter Benjamim teve a intuição da modernidade nas passagens parisienses do século XIX, espaços cobertos de vidro e luz. Aqui agora, estamos numa caverna, projectando sombras, entre postais turísticos encontrados pelo Google, o admirável novo filtro da humanidade.
Quem quer gravar a hora de agora no pulso? E na luz fotográfica."
Ângelo Ferreira de Sousa, 2007

Sem comentários: