27 outubro 2007

the landsc apes


koudlam & cyprian gaillard (aka the landsc apes)

partindo da exploraçao sobre o encontro entre música e artes visuais, que dá forma ao projecto 'super', aqui fica o registo da performance de koudlam tendo como pano de fundo um dos trabalhos de video do jovem parisiense cyprian gaillard.

este artista explora ideias em torno do vandalismo, violência, urbanismo e decadência, entre outros tópicos familiares da arte contemporânea que todos temos aprendido a amar. este segmento é a primeira das três partes que compoem o video 'desniansky raion' (2007, 30'): dois grupos de hooligans em confronto directo, filmados a partir de um edifício num subúrbio russo.

o resultado pode ser visto como um fresco sobre a batalha, e é esse sentido épico que verdadeiramente impressiona. parece-me clara a relaçao com análises semelhantes encontradas ao longo da 'história' da arte; outros trabalhos do autor entram em diálogos directos com o mesmo legado.

mais esforçada (também porque insistentemente anunciada em todo o material sobre o artista) será a incorporaçao do legado de robert smithson sobre o conceito de entropia: movimento de transformaçao de qualquer sistema que tendencial e inevitavelmente desemboca no caos. (nota: smithson é uma espécie de artista 'à prova de bala'...)

uma carreira em ascençao, sem dúvida; a seguir com atençao? ou como sugeriu renée green numa conversa recente, que tipos de arte 'política' se encontram actualmente legitimados pela circulaçao mediática e institucional? qual é a origem e natureza desse encontro?

Sem comentários: