22 janeiro 2008

António Olaio n'a Sala

.
Dia 26 de Janeiro às 22h
n' a Sala
.
António Olaio
apresenta
.
Pictures are not movies 1984-2008
.

.
A performance Pictures are not movies 1984-2008, versão de performance que já fiz em 2006 na Galiza, n'A Coruña e que posso eventualmente repetir noutros anos mudando 2008 para 2009… ou 2020 ou …, na relação com as minhas performances dos anos 80, tem este carácter de ir no sentido inverso do culto do carácter efémero da performance, da valorização da experiência irrepetível. E, de facto, essas primeiras performances em que dançava sem sair do mesmo lugar permanecem como presença subjacente a todo o meu trabalho como artista plástico.
Em 1984 dancei com uma paleta em cada mão no festival de performance portuguesa em Paris, no Centro Georges Pompidou, integrado nas comemorações dos 10 anos da revolução de Abril. Esse festival levou a que, no mesmo ano, o Egídio Álvaro fosse convidado a organizar outro festival em Amesterdão, na galeria Makkom. Numa das performances que aí fiz troquei as paletas por duas lâmpadas sendo a iluminação da cena gerada pela própria performance. Na relação entre a performance e a ideia de imagem, abria assim espaço para ampliar as potencialidades conceptuais.


Na performance que apresento agora no Porto, na Sala, troco o patético das cuecas e meias que me vestiam nas performances dos 80's pela Patética de Beethoven e, agora, a farda militar que visto pode sugerir este sentido de militância sem exército, e de militância de causa difusa mas centrífuga como esta dança cuja lógica coreográfica se baseia sobretudo na vontade de dançar.
.
António Olaio
.
a Sala
Rua do Bonjardim, 235 2º
.

5 comentários:

Anónimo disse...

E um dia antes, sexta-feira, inauguração da exposição de Arlindo Silva na MCO!....
Beijos

Manuel Santos Maia disse...

lé estarei para ver o trabalho dos pintores Arlindo e OLAIO!!!
depois de estarem juntos no in.transit
estão juntos no mesmo fim-de-semana no Porto

que será um GRANDE FIM-DE-SEMANA

Anónimo disse...

boa memória

isabel ribeiro disse...

(soube a pouco, esta performance)

(simplesmente deliciosa!)

Anónimo disse...

REpetia mais duas 2x este momento...ou só uma vez, para não "estragar" este momento delicioso e mágico.
Parabéns ao artista e à SALA por ter as portas abertas para dar-nos momentos como este. A partir de agora a Sala já pode fechar a Porta! ... ; )
Fiquei de barriga cheia e olhos satisfeitos.
beijos