02 dezembro 2008

agenda, ou quase


aqui ficam algumas sugestões da sombra chinesa para os próximos tempos:

começo pelo recém publicado número da revista nada, com especial atenção à entrevista de sandra vieira jürgens e joão urbano a paulo mendes. para ler e reler. e reler. e reler. 

ainda pela área das publicações, destaque para contemporânea, magazine de arte e pensamento com edição online coordenada por nuno marques mendes. é uma maravilha descobrir na lista mais ou menos previsível de links, uma ligação para um sítio sobre o actor wentworth miller. cinco pontos extra só por isso. 

também online estão alguns projectos coordenados por susana pomba, dos quais há a referir a agenda dove's taste of the day, com um nome plenamente justificado. 
 
outra novidade nas nossa ligações é o declive, onde um conjunto de artistas a operarem a partir de lisboa vai documentando as suas actividades. recomenda-se igualmente um passeio pela secção de links do blog.

continuando pela grande capital do império, chama-se a atenção para as exposições domingo, de pedro barateiro, no pavilhão branco do museu da cidade; e também WESTERN UNION: small boats, de isaac julien, no museu do chiado

assinala-se ainda o recém inaugurado 'tesouros submersos do antigo egipto', projecto de francisco tropa para o espaço chiado 8 que assim termina um ciclo de programação. para breve deverá estar a publicação que reúne mais informação sobre as mostras apresentadas ao longo dos últimos meses, da responsabilidade de ricardo nicolau. 

finalmente, a passagem pelo espaço avenida - que infelizmente parece ter pouco material de referência online - parece ser sempre recompensada, por isso não hesitem. 

mais a norte, paragens obrigatórias para ver os trabalhos de pedro magalhães e andré cepeda, respectivamente no 'uma certa falta de coerência' e 'mad woman in the attic'.

também se aguarda a conclusão já nos dias 4 e 5 de dezembro à noite dos 'days off sound', programa desenvolvido por ana borralho e joão galante para a edição deste ano dos 'quadros de dança' do núcleo de experimentação coreográfica. depois de uma primeira parte muito morna mas que deu ainda assim para pensar algumas questões, expectativa crescente sobretudo em torno das apresentações dos projectos @c e calhau!, e também de vera mota

mariana silva, nikolai nekh e david infante são os nomes seleccionados para a edição deste ano do bes revelação. a exposição acontece em serralves, também a partir de dia 5 e até janeiro de 2009. pode ser que redima a instituição das mostras de juan muñoz e christopher wool.

enquanto isso, começou a contagem decrescente para a exposição inaugural de um novo espaço no porto, 'campanhã'. mais informações em breve. 

P.S. - esqueci-me de anunciar duas novas ligações disponíveis na nossa lista, uma até ao blog to perform, dedicado às práticas performativas desenvolvidas por artistas portugueses, que é um projecto coordenado pela artista susana mendes silva e aberto a participantes da área à qual se encontra dedicado. 

outro blog que vale bem a pena ir acompanhando regularmente é the transport, que passa também a fazer parte da lista de links do sombra chinesa. 

2 comentários:

Anónimo disse...

Já ouviu falar da Picha Kurta Night

nuno disse...

obrigado pela dica (and watch your manners!)