04 junho 2009

sábado, 6 de junho, lisboa


exposição colectiva

eNTRONCAMENTO
Avenida 211
Avenida da liberdade, nº 211 – Lisboa
inauguração 6 de Junho , 21h30
Sábados e Domingos de Junho (dias 7, 13, 14, 20, 21, 27 e 28) das 15h00 às 20h00

PROGRAMA

6 de Junho

22h00
Indicadores de acção
performance de Susana Chiocca

7 de Junho

15h00
Conversa sobre alguns dos espaços independentes do Porto: Salão Olímpico, A Sala, Projecto Apendice, Recursos Humanos, Espaço Campanhã.

18h00
(Sala Bébé)
Mostra de vídeo-performance de Mauro Cerqueira.

No próximo dia 6 de Junho às 21.30, no espaço Avenida 211 em Lisboa, inaugura a exposição eNTRONCAMENTO, com Arlindo Silva, Carla Filipe, Isabel Ribeiro, Manuel Santos Maia, Mauro Cerqueira e a dupla Renato Ferrão + Nuno Ramalho.
Haverá uma Sala de Leitura com livros e textos de artista, com propostas de André Sousa + Pedro Magalhães, Carla Filipe, Isabel Ribeiro, José Almeida Pereira, João Sousa Cardoso, Manuel Santos Maia, Mauro Cerqueira, Nuno Ramalho, Susana Chiocca, Renato Ferrão, entre outros.

eNTRONCAMENTO indica um encontro, uma reunião onde é apresentado o trabalho de um conjunto de artistas. É um encontro que possibilita e que se desencadeia na existência de uma acção expositiva. Não existe um papel curatorial, nem o objectivo de enunciar um tema, mas sim o de salientar certos percursos e dar continuidade ao processo de trabalho de cada artista.

O factor expositivo é tão importante quanto o factor de criação, se um é a passagem do virtual ao objectual o outro é a transposição, desvirtualização para o espaço expositivo.

Existe um fio condutor, que passa pela reunião de um grupo de autores que se têm cruzado, frequentemente, ao longo do seu percurso artístico, muitas das vezes em espaços independentes, a maioria dos quais na cidade do Porto. Daí, esta exposição acontecer num espaço como o Avenida: é um lugar que apriori já é familiar.

A escolha dos artistas surge pela familiaridade e proximidade com o seu corpo de trabalho, desde o atelier ao espaço expositivo. Não se trata de um colectivo, mas sim uma espécie de lugar de pertença a quem organiza este evento.

eNTRONCAMENTO indica também uma localidade no centro do País, um desvio geográfico que marginaliza um papel de identidade ou de naturalidade. Dando evidência ao discurso individual de cada artista.

eNTRONCAMENTO é um projecto de Carla Filipe.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nesta 5 e 6 feira a exposição vai estar aberta das 15h/ 20H.